Como montar um cronograma de estudos

sábado, julho 15, 2017

Recentemente, eu liberei um post aqui falando sobre como que eu escolhi o que queria fazer e lá, eu citei sobre um cronograma de estudo. Quem estudando para o vestibular, principalmente quem tá estudando sem cursinho, isso é muito importante pois assim você consegue saber o tempo que você tem disponível pra estudar.
Eu fiz o meu cronograma baseado no que eu faço e no tempo que tenho livre pra estudar. E como eu sou uma boa pessoa, resolvi compartilhar com vocês como eu fiz o meu cronograma de estudos e dar umas dicas pra vocês montarem o de vocês.

➳ Veja o que é prioridade
Tem coisas que você não pode mudar ou tirar do seu cronograma. Por exemplo, se você ainda frequenta a escola, isso é uma prioridade, pois de segunda à sexta você tem que estar lá. No meu caso, as minhas prioridades são a escola e o meu curso de inglês. Então, pra começar, anote quais são as suas prioridades.

➳ Determine quantas horas você pode estudar
Determinar quantas horas você tem pra estudar é fundamental, vale lembrar que você precisa de pelo menos uma pause de 10-15 minutos.

➳ O que é opcional
Quando eu falo coisas opcionais, são coisas que vocês não precisam fazer todos os dias pois não é uma rotina. Exemplo, as coisas que você anota na sua agenda pra fazer, coloque-as em prática nesse tempo.

➳ Coloque horários
Bom, agora com o seu cronograma pronto, tudo definido, você vai estabelecer horários. Exemplo: das 7hrs às 14hrs-escola. Isso ajuda pra você não ficar com o “tempo solto”, com o horário definido você tem o controle do tempo que você tem. Caso você termine algo antes do tempo determinado, dê uma pausa de mais ou menos 15 minutos e comece a próxima coisa que você precisa fazer.

➳ Determine quais matérias estudar
Faça igual a escola, determine o que você vai estudar cada dia da semana. Assim, quando der a hora de começar a estudar, você não vai ficar perdido e nem perder tempo escolhendo o que estudar.

➳ Seja realista
Não adianta nada você colocar que vai fazer tal coisa em tal horário, sabendo que não vai fazer. Se você costuma dormir de tarde, coloque isso, anote tudo.

Espero que isso tenha te ajudado assim como me ajudou.

xo, emilly.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários